Endereço do teatro no Centro está em reforma há mais de um ano. Nova praça deve ficar pronta em agosto Redação
As obras de revitalização da Praça Roosevelt, no Centro, estão a todo vapor. Ao todo, R$ 37 milhões estão sendo investidos na reforma, que deve ser entregue à população em agosto.
Localizada entre as ruas da Consolação e Augusta e sobre o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, durante muitos anos, a Roosevelt foi sinônimo de abandono e falta de segurança, mas, mesmo com os problemas, o local se firmou como o endereço do teatro alternativo da cidade.
Em 2010, a Prefeitura iniciou a reforma, com 85% de financiamento do BID (Bando Interamericano de Desenvolvimento). Começou, então, a demolição da estrutura de concreto, que formava a praça desde a década de 1970 e era considerada uma das maiores aberrações urbanísticas e arquitetônicas da cidade.
Com a reformulação, a nova Praça Roosevelt vai priorizar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Um percurso arborizado cortará a área, com um sistema de rampas e escadas, tudo, segundo a Prefeitura, projetado dentro das normas de acessibilidade. Serão plantadas 223 árvores e a iluminação ficará abaixo das copas, o que garante maior claridade à noite. Haverá ainda sanitários públicos, calçadas permeáveis e garagem subterrânea com 556 vagas. Dois quiosques abrigarão floriculturas e, no subsolo, serão construídas as bases da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar. Também será construído um anfiteatro nas área voltadas para os teatros dos grupos Sátiros e os Parlapatões.
Para quem adora animais, a Roosevelt trará uma novidade. O projeto prevê a instalação de um “cachorródromo”, espaço com uma área gramada e outra em terra e bebedouro para cães.